É certo adorar anjos? E porque não adorar imagens?

Esse questionamento foi feito por uma pessoa, e então para dar uma resposta concreta, fiz um pequenino estudo:



Questionamento:

Se não podemos adorar os anjos ou imagens porque então na arca da aliança existem dois querubins?

Referência da pergunta:

Êxodo
25.18   Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório;


25.19   um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.


25.20   Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório.


25.21   Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei.


25.22   Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.



Resposta:

Agora leia atentamente ao verso 22 _

Aqui diz que o Senhor que iria respondê-los e não os querubins.
“falarei contigo acerca de tudo”

Os querubins eram somente a representação de que ali era um lugar santo, e que deveria ter reverência apropriada.

Leia o Salmos 99, especificamente o verso 1 e 2.

99.1   Reina o SENHOR; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra.


99.2   O SENHOR é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos.




E em 2 Reis 19


2 Reis

19.15   e orou perante o SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.








Pergunta: Porque não adorar-los?

Resposta:
É Deus que dá ORDEM aos seus anjos ao seu respeito (ler salmos 91)



91.11   Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.


91.12   Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.



Então, os anjos são submissos à ordem do Senhor. Só fazem quando nosso Deus manda.

Pergunta: Pode acontecer de um anjo desobedecer a Deus, e fazer sua própria vontade?

Resposta: Sim, porém esse anjo ( Lúcifer), foi expulso.

Ezequiel


28.14   Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.


28.15   Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.


28.16   Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.


28.17   Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.


28.18   Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.



Pergunta: Então é errado adorá-los?

Resposta:
Sim, João quando é levado aos céus é repreendido pelo anjo por adorá-lo:

Apocalipse
22.8   Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.


22.9   Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.




No livro de Daniel temos o discernimento que devemos orar somente a Deus. A história de Daniel é muito famosa, ele era um homem referência, de um homem que orava e de como devemos orar. Como não se lembrar do livramento que Deus lhe deu na cova dos leões? Daniel revelava sonhos, revelou até mesmo os sonhos do rei, porém em certa época Daniel tinha constantes sonhos e não conseguia ter revelações do que ele mesmo sonhava. Então ele fez o que todo homem de oração deve fazer, orou a Deus por uma resposta, e a resposta demorou vinte e um dias para chegar, e quando Gabriel se achegou a ele contou que tinha sido preso pelo príncipe da Pérsia, porém Daniel com sua constante oração a Deus, Deus soube que havia algo errado e enviou Miguel para que pudesse soltar Gabriel e para que a resposta se chegasse a Daniel. Percebe-se que se Daniel orasse ao anjo Gabriel por uma resposta, talvez ele nunca tivesse essa resposta, mas como Daniel orava a Deus, e como Deus é um Deus de resposta, a resposta finalmente chegou a Daniel.


Daniel

9.20   Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus.


9.21   Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde.


9.22   Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido.


9.23   No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.



“No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem”


Adorar imagens é errado?

Resposta
Sim, pois a Ele pertence todo o Louvor! Veja em apocalipse:



5.7   Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;


5.8   e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,


5.9   e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação


5.10   e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.


5.11   Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,


5.12   proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.


5.13   Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.


5.14   E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.



 O que está sobre a terra, debaixo da terra, sobre o mar e tudo o que neles há e o que estão nos céus Louvam somente ao Senhor!

A bíblia é totalmente clara quanto à adoração a imagens. Nossa adoração deve ser feita somente a Deus! Porém homens deturpam a palavra de Deus para si próprio e assim corrompem aos que não têm ainda o entendimento e discernimento da palavra de Deus.

Romanos

1.25   pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!




Deus repreende explicitamente sobre o pecado de idolatria. Agora trechos bem claros sobre esculturas e imagens feitas pelo homem.

Êxodo

20.4   Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.





Isaías

42.8   Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.





Levítico

26.1   Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o SENHOR, vosso Deus.




Uma repreensão clara a igreja Católica, quando as sua imagens adoração:

Deuteronômio

4.16   para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher,







Seguem trechos bíblicos quanto à repreensão de imagens e falsos ídolos:

• "MQ 5:13 - E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos."
• "OS 11:2 - Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura."
• "JR 8:19 - Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o SENHOR em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?"
• "ÊX 20:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 
ÊX 20:5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."

• "SL 97:7 - Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante DELE todos os deuses."
• "IS 42:8 - Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura."
• "IS 45:20 - Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar."
• "NA 1:14 - Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil."
• "LV 26:1 - NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus."
• "LV 26:30 - E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós."
• "DT 4:16 - ...Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;"
• "DT 4:23 - Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu."
• "DT 7:5 - Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura."
• "DT 16:22 - ...Nem levantarás imagem, a qual o SENHOR teu Deus odeia."
• "DT 27:15 - Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém."
• "JZ 3:26 - E Eúde escapou, enquanto eles se demoravam; porque ele passou pelas imagens de escultura, e escapou para Seirá."
• "2CR 33:22 - E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como havia feito Manassés, seu pai; porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai tinha feito, e as serviu."
• "IS 21:9 - E eis agora vem um carro com homens, e um par de cavaleiros. Então respondeu e disse: Caída é Babilônia, caída é! E todas as imagens de escultura dos seus deuses quebraram-se no chão."
• "IS 17:7 - Naquele dia atentará o homem para o seu Criador, e os seus olhos olharão para o Santo de Israel. 
IS 17:8 - E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens."

• "IS 41:29 - Eis que todos são vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e confusão."
• "IS 42:17 - Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses."
• "IS 44:10 - Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?"
• "IS 45:16 - Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens."
• "JR 10:14 - Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito."
• "JR 50:38 - Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos."
• "JR 51:47 - Portanto, eis que vêm dias, em que farei juízo sobre as imagens de escultura de Babilônia, e toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus mortos cairão no meio dela."
• "NA 1:14 - Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil."
• "HC 2:18 - Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?"


Porque os homens fazem isso? 
Isso acontece desde os tempos antigos, mesmo o povo de Israel vendo a glória de Deus e os milagres que Deus operava, fizeram um bezerro de ouro para que pudessem adorar. 
Porque acontecia e isso? 
Acontecia porque a idolatria do Egito ainda estava entrevada em suas mentes e seus corações. E isso acontece ainda nos dias de hoje, porém o bezerro de hoje são imagens dentro de igrejas, é também as bebidas alcoólicas, cigarros, estes que fazem mal à saúde mais continuam em se fazer uso dessas entre outras substâncias. Mais não creia que é somente no povo iníquo e nas igrejas que possuem imagens que está à idolatria, o bezerro de ouro ainda está também nas igrejas que não possuem imagens, hoje em dia o bezerro de ouro é a benção, carros importados, dinheiro e etc. Trocam a comunhão com Deus, por coisas materiais, esquecendo assim o valor indescritível que é a presença real de Deus.


Para Terminar esse estudo:

João

15.1   Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.


15.2   Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.


15.3   Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;


15.4   permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.


15.5   Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


15.6   Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.


15.7   Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.


15.8   Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.


15.9   Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.


15.10   Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.




  Jesus morreu para que pudéssemos ser salvos, e com seu sacrifício o véu dos Santos dos Santos foi rasgado, somente através de Jesus chegaremos ao Pai. Ele é nossa videira verdadeira, nosso advogado fiel. E somente através Dele seremos salvos.
 
   Jesus é a verdadeira videira, então existem falsas videiras! “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)


Se tudo está difícil, não procure atalhos ou intermediários, procure por Jesus ele troca esse seu fardo pesado por um leve!

Mateus


11.30   Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.



 
Deseja ter uma vida plena, conhecer a verdade e ter a vida eterna? Somente por Jesus!

João


14.6   Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.





Não se prenda à religiosidade se prenda somente em Jesus!

1 João

5.20   Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.




Comentários

Lucia disse…
Adorei o estudo. Achei mt sério e esclarecedor. Parabéns, Victor.
O seu carinho e seu esforço em divulgar as questões de Deus são bem valiosos.
Com certeza vou repassá-lo.